sexta-feira, 20 de maio de 2011

Esquiando no escuro



Olá Amigos,


Estou sempre em busca de informações sobre as doenças da retina, mas também procuro histórias de superação, exemplos de vida e este vídeo me tocou lá no fundo. Perder a visão, seja por qual motivo for, não deve ser a razão de perder seus sonhos! Não ver o mundo com os olhos não nos impede de ver o mundo com nossos outros sentidos. Ouvir, sentir o cheiro, tocar e provar todas as coisas que está ao nosso redor é uma forma de superar nossas limitações.


Marcos Lima, carioca, 








Em janeiro de 2008, a Urece Esporte e Cultura realizou um dos mais ambiciosos feitos de sua história. Batizado Esquiando no Escuro, o  projeto permitiu que Marcos Lima se tornasse o primeiro cego brasileiro a esquiar na neve. A façanha ocorreu em 21 de janeiro de 2008, nas montanhas do interior da República Tcheca, próximo à cidade de Jeseníky. Era o primeiro dia da oficina de esqui adaptado organizada pelos professores da Universidade Palackého de Olomouc.
A iniciativa só foi possível graças ao empenho de Gabriel Mayr, professor de educação física e gerente de desenvolvimento da Urece. Mestre em atividades físicas adaptadas pela referida universidade, Gabriel foi quem tornou possível a realização desse projeto tão pioneiro. Além disso, a primeira etapa do Esquiando no Escuro contou com o apoio imprescindível da Construtora Santa Isabel, que deu as passagens para que Marcos Lima e a jornalista Thaís Miranda (incumbida de registrar em vídeo todas as fases do treinamento de Marcos) pudessem viajar a República Tcheca. Já a Loja de Inverno forneceu roupas de frio, muito úteis em temperaturas abaixo de zero. Graças a todos eles, hoje a Urece tem a honra deter em sua equipe o primeiro cego brasileiro a esquiar.
Tendo nascido e crescido na cidade do Rio de Janeiro, antes desta experiência, Marcos Lima nunca havia nem sequer tido contato com a neve. Durante os dez dias da oficina, Marcos enfrentou muitas quedas, dificuldades com o equipamento e com o ambiente que ele não conhecia. Mas, para seu professor, o técnico de esqui para cegos da seleção tcheca, Zbynék Janecka, classificou seu pupilo como um dos cinco melhores iniciantes que passaram por suas mãos em mais de trinta anos de trabalho no esporte. Janecka não só introduziu Marcos nos primeiros passos do novo esporte, como também preparou Gabriel Mayr para ser seu técnico e guia.
Formado em jornalismo, Marcos Lima manteve um blog durante a viagem, contando o dia-a-dia de suas descobertas, desventuras, medos e conquistas. 
Retorno de mídia
O pioneirismo do projeto atraiu a atenção de diversos órgãos de imprensa. Antes mesmo do início da oficina de esqui, Marcos Lima e Gabriel Mayr já eram notícia no Jornal Extra, um dos diários de maior circulação do Rio de Janeiro.
Graças às imagens feitas durante a oficina de esqui na República Tcheca, quando retornou da Europa, Marcos Lima também não apenas deu entrevista, como também participou ao vivo do programa Zona de Impacto, do canal fechado SPORTV, que é dedicado a esportes radicais. Eleita uma das melhores matérias do ano de 2008, ela foi reprisada em dezembro. Ele também seria tema de reportagem no Esporte Espetacular, mas, por ter dado entrevista ao vivo no Zona de Impacto três dias antes, a matéria gravação foi cancelada.
Além do Zona de Impacto, o projeto pioneiro também apareceu no Programa Especial (TVE) e no Esporte Fantástico, da Rede Record, entre outros. Na Internet, diversos sites divulgaram o projeto, incluindo blogs do Jornal Extra, do Lancenet, além de sites como o Bolsa de Mulher, Ler para Ver, etc. Além disso, diversos filmes universitários ou para concursos foram realizados sobre o projeto, com destaque para “O Desafio Branco”. Apesar do sucesso, ainda resta um longo caminho para que Marcos Lima e Gabriel Mayr possam realizar o sonho de participar de uma Paraolimpíada de Inverno. Para que o projeto siga em frente, eles necessitam de patrocinadores. “Como o esqui é realizado sempre fora do Brasil, não há condições de a Urece bancar sozinha um projeto dessa monta” diz Marcos. “Mas nós continuamos buscando parceiros, já que acreditamos muito na força desse projeto, que é inovador e ao mesmo tempo ambicioso”.


Você também pode ser feliz e se superar todos os dias!




Fonte: Urece

2 comentários:

  1. Olá Dolores!
    Que história fantástica!
    O homem que acredita e confia ultrapassa barreiras, vence e torna-se um grande campeão!
    Bom final de semana!
    Convido para que leia e comente meu texto “Armelau fica para o almoço” no http://jefhcardoso.blogspot.com Espero que curta. Valeu!

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefh,
    Que bom que gostou da história do Marcos. É um belo exemplo de superação!
    Gostei muito do seu blog! Já estou seguindo para poder receber as atualizações!

    beijocas

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...