sexta-feira, 8 de abril de 2011

Museu do Futebol para Deficientes Visuais


O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, abre suas portas ao público hoje à noite, 1º de outubro, com uma surpresa: um áudio-guia especialmente produzido para deficientes visuais.
Serão 50 pequenos aparelho disponíveis e uma trilha com piso tátil para que o cego possa fazer o passeio desacompanhado.

Quem está comandando esse projeto é o músico, compositor e autor de trilhas para rádio e TV Hélio Ziskind.

É dele também a locução, que dura cerca de 1 hora. "Fiz uma espécie de programa de rádio, cheio de vinhetas, sons e músicas", conta Hélio. "Em cada sala, o deficiente terá duas faixas. A primeira descreve a sala, o ambiente e os objetos mais importantes. Quem quiser saber mais ouve a faixa 2".

Para tornar a visita ainda mais agradável, o Museu do Futebol terá fotos em relevo e algumas placas em braille. "O que mais gosto no museu é essa mistura de futebol com arte e cultura em diferentes épocas", afirma. "Parece a cabeça da gente por dentro".

Na verdade, Hélio teve é que quebrar a cabeça para explicar com palavras a magia dos dribles. "Pedi até a ajuda de um jogador de futebol de cegos", conta. Placas em braille da Sala dos Números e das Curiosidades.

Fonte: Grupo Retina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...