terça-feira, 15 de novembro de 2011

10 Ampliadores de telas para facilitar sua vida no computador!



Os ampliadores de telas, como o próprio nome diz, fazem a ampliação de textos e imagens na tela do computador para facilitar a sua utilização pelos deficientes visuais com baixa visão, ou ainda, para pessoas que tenham algum tipo de dificuldade visual, inclusive as temporárias.
Os ampliadores de telas também são conhecidos como lupa, lente de aumento, zoom em telas e magnificadores (do inglês magnification).
Deficientes visuais com baixa visão se beneficiam desse tipo de programa para ter acesso aos computadores, já que, normalmente, seu resíduo visual não permite a visualização da tela do monitor no tamanho normal. A característica principal desse tipo de software é a ampliação da tela, mas há programas que oferecem um sintetizador de voz, que agregado à ampliação, tornam o trabalho na frente do computador menos cansativo aos usuários. Outros oferecem alto contraste, opções para o cursor do mouse e outras funcionalidades visuais para facilitar a localização e identificação de itens na tela.
Abaixo cito alguns ampliadores de telas conhecidos por mim e outros pesquisados na internet. Vale lembrar que essa lista não é de classificação e sim de ordenação, ou seja, meu intuito não é dizer qual é o melhor programa, mas apenas mostrar opções diferentes das já conhecidas pelos deficientes visuais.

1. Lente de aumento do Windows

Iniciando descrição da imagem...Imagem mostra o ícone da lente de aumento do Windows na versão do Windows 7. O ícone é representado por um computador e uma lupa. Retornando ao texto...
A lente de aumento do Windows talvez seja o recurso de ampliação mais acessível aos usuários, já que o mesmo vem instalado por padrão em sistemas Windows. Ele é extremamente leve e não consome recursos do sistema, em compensação, possui poucas opções. Seus principais recursos são: nível de ampliação de até 9x, alto contraste eseguir foco do mouse e teclado. A qualidade da ampliação deixa a desejar quando o nível de zoom é grande, nesse caso ocorre pixelização (quando as letras ficam quadriculadas). No Windows 7, o recurso enfim, obteve melhorias e novas opções, mudando inclusive o nome para apenas" Lupa".
Ficha técnica:
Versão: Não Informada
Desenvolvedor: Microsoft
Site Oficial: Não Informado
Download: Instalado por padrão em sistemas Windows (localizado em Menu Iniciar – Todos os Programas – Acessórios - Acessibilidade)

2. Zoomit

Iniciando descrição da imagem... Ícone do Zoomit mostra uma janela do Windows sendo ampliada por uma lupa. Retornando ao texto...
Definitivamente os desenvolvedores do Zoomit não pensaram no programa como um recurso de acessibilidade para deficientes visuais com baixa visão. O foco do programa me parece estar em palestrantes e professores que usam apresentações em eventos, já que seus recursos, além da ampliação, são focados em marcações e anotações na tela. Mesmo assim, por ser um programa levíssimo e não precisar ser instalado no computador, o Zoomit pode ajudar na hora do aperto.
Ficha técnica:
Versão: 4.2 (Gratuito – não precisa ser instalado)
Desenvolvedor: Mark Russinovich 
Site Oficial: Sysinternals.com 
Download: Clique aqui para baixar o Zoomit 4.2

3. MAGic

Iniciando descrição da imagem...Logotipo do Magic com a letra M na cor preta. Ao redopr da letra há uma retângulo na cor cinza com cantos arredondados. Retornando ao texto...
O MAGic é desenvolvido pela mesma empresa que desenvolve o leitor de telas JAWS, sendo considerado por muitos, o melhor ampliador de telas disponível no mercado. O MAGic possui um sintetizador de voz, o mesmo do JAWS, que lê de forma sintética o que está na tela. Uma espécie de forcinha auditiva para você não cansar muito as vistas. O ponto negativo é que ele pesa no seu sistema, deixando seu computador uma carroça. Outro problema do MAGic é o preço de sua licença. Custa...nem vou falar se não você vai parar de ler esse artigo!
Ficha técnica:
Versão: 11.0.4348 (Demo – seções de 40 minutos)
Desenvolvedor: Freedom Scientific,
Site Oficial: http://www.freedomscientific.com/
Download: Clique aqui para baixar o MAGic 11

4. Virtual Magnifying Glass Portable

Iniciando descrição da imagem...Logotipo do VMGP. Um retângulo com cantos arredondados e bordas grossas na cor preta. No centro desse retângulo há vários pequenos quadrados na cor cinza. Retornando ao texto...
O VMGP faz aquilo que promete: Amplia a tela e nada mais! Possui um menu intuitivo e de fácil configuração. A lupa acompanha o mouse e você pode definir o tamanho da área de ampliação. Outro ponto a favor do VMGP é o fato dele ser portátil, podendo ser levado num pendrive. O único problema desse programa é que toda vez que você clicar em algo a lupa irá sumir. Falha de usabilidade grave.
Ficha técnica:
Versão: 3.4 (Gratuito - Portátil)
Desenvolvedor: Portable Apps
Site Oficial: www.portableapps.com
Download: Clique aqui para baixar o virtual Magnifying Glass Portable 3.4

5. Orca

Iniciando descrição da imagem...Logotipo do Orca. Uma baleira Orca segurando uma bengala. Retornando ao texto...
O Orca, além de ampliador, também é leitor de telas, o que facilita a vida de muita gente. Afinal parece ser inteligente unir em um só programa um ampliador e um leitor de telas. O Orca, diferentemente dos ampliadores citados até então, é desenvolvido para plataforma Linux. Assim como no artigo 5 leitores de telas para seu computador, vou indicar o uso do Orca nas seguintes distribuições Linux: Projeto Pendrive F123.org Linux Acessível.org.
Ficha Técnica:
Versão: 2.30 (Gratuito e de Código Aberto)
Desenvolvedor: O desenvolvimento do Orca tem sido guiado pelo Accessibility Program Office of Sun Microsystems, Inc. com contribuições de muitos membros da comunidade. 
Site Oficial: http://live.gnome.org/Orca
Download: Clique aqui para baixar o Linux Acessível 2011.04 ou Clique aqui para baixar o Projeto PenDrive F123.org.

6. Lightening Express

Iniciando descrição da imagem...Logotipo do Lightening Express mostra Uma lupa na cor cinza. No centro, onde se vê a ampliação, há um relâmpago na cor branca. Retornando ao texto...
O Lightening Express tem a proposta de ser um ampliador de fácil utilização. Ele tenta ao máximo descomplicar a vida do usuário. Possui ampliação de até 6x, podendo resolver o caso daqueles que tenham um grau de dificuldade de visão pequena, alto contraste e opções visuais para o mouse. Apesar de eu ter um computador moderno, com placa de vídeo e memória de sobra, achei o programa um tanto quanto lento.
Ficha técnica:
Versão: 1.2 (Gratuito - Portátil)
Desenvolvedor: Claro Sofware
Site Oficial: http://www.itzooms.com/
Download: Clique aqui para baixar o Lightening Express 1.2

7. Zoomtext

Iniciando descrição da imagem...Logotipo do Zoomtext: No centro da imagem há uma lupa sobreposta à Letra Z, ambas douradas. A lupa possui rês linhas curvas de cada lado como se fossem ondas sonoras . Retornando ao texto...
Este software é uma das soluções mais completas encontradas por mim durante minhas pesquisas para esse artigo. O Zoomtext possui vários recursos que facilitam a vida do usuário com baixa visão. Além de várias opções de ampliação, o programa oferece uma série de funções para configurar o contraste da tela, cores e tamanhos diferentes para o cursor do mouse e um sintetizador de voz. Nesse último quesito o Zoomtext parece ter integrado melhor o leitor de telas do que o MAGic, oferecendo uma integração entre ampliação e leitura bem inteligente. Ponto negativo: Preço caríssimo.
Ficha técnica:
Versão: 9.1 (Trial – Funciona por 60 dias, depois terá que comprar a licença)
Desenvolvedor: Ai squared
Site Oficial: http://www.aisquared.com/zoomtext
Download: Clique aqui para baixa ro Zoomtext 9.1

8. Magical Glass

Iniciando descrição da imagem...Logotipo do Magical Glass é um olho em tons de azul. Retornando ao texto...
O Magical Glass é mais um ampliador da "família" gratuito e cumpridor naquilo que lhe é proposto. Pra quem gosta do estilo "lupa que acompanha o mouse" o programa é uma boa pedida. Não possui muitas funções e é bem fácil de configurá-lo, bastando para isso utilizar o teclado numérico (1 a 9) para ampliar, aumentar a área de zoom e ativar alto contraste. Mais fácil impossível.
Ficha técnica:
Versão: 2.0.0.2 (Gratuito)
Desenvolvedor: FreeStone Group
Site Oficial: http://freestone-group.com/magg.htm
Download: Clique aqui para baixar o Magical Glass 2.0.0.2

9. DesktopZoom

Iniciando descrição da imagem...Imagem mostra um computador antigo na cor cinza. Sobreposto à esse computador há uma lupa fazendo a ampliação de parte do monitor. Retornando ao texto...
Fácil de usar, leve e portátil, o DesktopZomm possui diversos modos de ampliação, controle de zoom, cores invertidas e alto contraste. O que chama a atenção é uma espécie de miniatura que fica no canto inferior da tela, mostrando ao usuário em que parte da tela ele se encontra. Muito útil esse recurso. O programa é perfeito para usuários com necessidades básicas de ampliação, porém achei a qualidade da ampliação horrível.
Ficha técnica:
Versão: 3.5 (Gratuito - Portátil)
Desenvolvedor: DesktopZoom
Site Oficial: http://users.telenet.be/littlegems/MySoft/DesktopZoom/Index.html
Download: Clique aqui para baixar o DesktopZoom 3.5

10. ZZoom

Iniciando descrição da imagem...Logotipo do ZZoom mostra dois retângulos, um na cor laranja e outro na cor azul sborepostos. Retornando ao texto...
Assim como o Zoomit, descrito acima, o ZZoom não foi desenvolvido pensando na acessibilidade do deficiente visual com baixa visão, mas isso não nos impede de usarmos o programa para tal função. O ZZoom é leve e não precisa ser instaldo no computador. A área de ampliação do programa pode ser redimensionada ou fixada em um ponto específico da tela. O programa possui funções para capturar a cor por onde o cursor passa e capturar uma imagem da tela. Recursos ótimos para quem é Designer ou trabalha com edição de imagens.
Ficha técnica:
Versão: 1.0 (Gratuito - não precisa ser instalado)
Desenvolvedor: Andrea Doimo
Site Oficial: http://www.omiod.com/product-zzoom.asp
Download: Clique aqui para baixar o ZZoom 1.0



Fonte: Movimento Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...