sexta-feira, 8 de julho de 2011

Óculos biônicos ajudam pessoas com dificuldades de visão a voltarem a enxergar



Pesquisadores da Universidade de Oxfordestão desenvolvendo um óculos que vai ajudar pessoas que são parcialmente cegas, e até aos idosos com pouca visão, usando um sistema parecido com o Kinect da Microsoft. O sistema funciona com duas pequenas câmeras nas laterais dos óculos, de forma extremamente discreta, e liga ambas em um computador que fica no bolso do usuário, do tamanho de um celular convencional.
Quando as câmeras percebem que há algo na frente do usuário, elas acendem luzes LED localizadas na parte traseira das lentes dos óculos, formando o contorno do objeto. Isso ajuda as pessoas que conseguem ao menos notar alguns detalhes do mundo e não são completamente cegos.
Além de alertar sobre o ambiente ao redor do usuário, os óculos também poderão ler placas de ônibus para que a pessoa possa andar sozinha em transportes públicos. A notícia boa é que estes óculos poderão chegar aos usuários já em 2014, após passarem por uma série de testes.
Estes óculos também podem auxiliar os idosos que já tem a visão prejudicada por conta da própria idade ou por doenças como a catarata. Segundo informações do projeto, estes óculos não vão custar tão caro quanto você pode ter imaginado, o que é uma excelente notícia para quem realmente precisa dele.

Fonte: Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...