segunda-feira, 13 de junho de 2011

Rubens Siqueira e o projeto Retinose Pigmentar


As células tronco derivadas da medula óssea tem sido propostas como uma fonte em potencial de células para medicina regenerativa. No olho, a degeneração de células neurais da retina são a marca de doenças difusas, como a degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) e a retinose pigmentar. A medula óssea é um tecido ideal para estudar as células tronco devido sua acessibilidade.Devido a estas características e a experiência do transplante de medula óssea no tratamento de doenças hematológicas, como as leucemias, as células-tronco derivadas da medula óssea tem se tornado a maior ferramenta na medicina regenerativa. Essas células podem ser capazes de restaurar a função da retina através dos seguintes mecanismos:


1) diferenciação celular

2) efeito parácrino

3) reparo do epitélio pigmentado da retina.

Recentemente estudos clinicos tem demonstrado a viabilidade da aplicação ocular de células tronco para tratamento de doenças da retina em seres humanos.

Nosso grupo de pesquisa iniciou de forma pioneira a utilização das células tronco derivadas da medula óssea para tratamento de distrofia da retina do tipo retinose pigmentar.

A utilização desta terapia para outras doenças da retina e do nervo óptico também será avaliada. 








Projeto Retinose Pigmentar


A terapia celular com células tronco para tratamento da retinose pigmentar é um tratamento que  está sendo testado em nosso serviço através de uma pesquisa que foi autorizada pelo Comitê Nacional de Ética . Este estudo também foi registrado no órgão americano de controle de pesquisas (clinicaltrial.gov)  sob o número NCT01068561.Neste órgão as pesquisas são registradas somente após conseguir uma autorização do Comitê Nacional de Ética do país de origem e através deste sistema , todos os pesquisadores do mundo tem acesso ao estudo ,como ele está sendo realizado e os resultados obtidos.Muitos países como os Estados Unidos permitem a publicação ou apresentação em congressos de pesquisa deste nível somente após o registro neste órgão.

Dr Rubens Siqueira juntamente com pesquisadores da USP-Ribeirão PretoO  (Prof.Dr. Rodrigo Jorge e Prof.Dr. André Messias do departamento de retina e Prof.Dr. Julio Voltarelli do departamento de transplante de medula óssea).
,iniciaram há 1 ano e meio a primeira fase do estudo com 5 pacientes e foi demonstrado ser um procedimento seguro e viável. Observamos também repostas positivas com relação ao eletrorretinograma e campo visual.
Recebemos agora(dezembro de 2010) a autorização para iniciarmos a segunda fase do estudo que será realizada inicialmente em 20 pacientes  e após o término, um outro grupo será convidado para participar da pesquisa.
O inicio está previsto para fevereiro de 2011quando já serão realizadas as aplicações de células tronco nos primeiros pacientes desta segunda etapa da pesquisa.
Os pacientes que serão selecionados, são pacientes já cadastrados em nosso sistema e a escolha dependerá somente dos critérios clínicos, portanto não funcionará como uma fila a ordem de chamada e sim de acordo com o resultado que o paciente apresentou em seus exames.
Os pacientes selecionados  serão submetidos  a uma avaliação psicológica e clínica-hematológica antes de serem submetidos ao tratamento.



Fonte: http://www.rubenssiqueira.com.br/portugues/?idpag=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...