quarta-feira, 11 de maio de 2011

Curso gratuito de Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais


Perfumaria, linguagem olfativa, avaliação sensorial, história do perfume, preparação do para o mercado de trabalho. Estes temas fazem parte de um curso de capacitação pioneiro que será lançado em São Paulo na área da perfumaria - “Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais”.
O objetivo é a capacitação profissional de pessoas cegas e com baixa visão para seleção e avaliação de fragrâncias e sua inclusão no mercado de trabalho. Podem se inscrever jovens, entre 18 e 28 anos, que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio, que tenham independência de mobilidade e autonomia para participar das atividades propostas, e que não recebam nenhum tipo de assistência ou benefício do governo que o impeça de ingressar no mercado formal de trabalho.
O curso será coordenado por Renata Ashcar – autora de vários livros de referência sobre perfumes e curadora do Espaço Perfume Arte & História, em São Paulo – e terá uma metodologia única, contando com o que existe de melhor e mais diferenciado em termos didáticos no mundo. O principal material será “Les Coulisses Du Parfum”, cedidos pela empresa Suíça Firmenich, onde o aluno poderá treinar seu olfato descobrindo os principais acordes e ingredientes utilizados na fabricação de perfumes. “Hoje o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial em consumo de perfumes de acordo com dados do Euromonitor, com grande potencial de desenvolvimento nesta área nos próximos anos”, comenta Ashcar.
O Curso Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais é uma iniciativa da empresária Tânia Bulhões em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Formada no Centro de Excelência em Perfumaria de Grasse, na França, e com grande experiência na área, criou linhas de perfume que são sucesso no mercado brasileiro.
A capacitação na área de perfumaria é o cumprimento da pena alternativa de prestação de serviços à comunidade a que a empresária foi condenada pela 6ª. Vara da Justiça Federal de São Paulo.
O curso com 360 horas/aula será realizado em dois módulos. O primeiro, com duração de 1 ano, será dedicado ao ensino teórico e prático sobre os temas relacionados à perfumaria e ao mercado de trabalho. O segundo, com duração de 6 meses, será dedicado ao estágio em empresas para aprimorar as habilidades olfativas do aluno. O projeto terá duração de 4 anos. Serão formadas 5 turmas, com a previsão de capacitar de 50 a 75 jovens com deficiência visual. “É muito importante que as empresas entendam a importância do trabalho para a pessoa com deficiência; de como se dá o processo de inclusão e onde buscar os profissionais”, diz Tânia Bulhões.
Com 20 anos de implantação, a Lei 8.213, mais conhecida como Lei de Cotas, é um marco divisor no esforço de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao tornar obrigatória, para empresas com mais de cem funcionários, a reserva de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência, antes marginalizadas nos processos de recrutamento e seleção, essa lei contribuiu para acelerar o processo de inclusão social e provocou empresas públicas e privadas a se especializarem na capacitação profissional e na colocação desse público.

“Um dos passos mais importantes na inclusão social das pessoas deficientes está no mercado de trabalho, pois proporciona condições de sustento próprio e da família, bem como o seu desenvolvimento pleno e independente na sociedade. A Lei de Cotas teve um papel fundamental neste processo, mas muito se tem a fazer. É por isto que a instituição tem investido na capacitação”, comenta Adermir Ramos da Silva Filho, diretor--presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Hoje, segundo dados do Ministério do Trabalho, são mais de 323 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre elas: advogados, analistas de sistemas, psicólogos, professores, massoterapeutas, telefonistas, office-boys, auxiliares administrativos, recepcionistas, etc.
 
Serviço:
Curso “Educação Olfativa para Deficientes Visuais”
Inscrições gratuitas: empregabilidade@fundacaodorina.org.br | (11) 5087-0959
Data das inscrições: 25 de abril a 20 de maio
Divulgação dos selecionados: 10 de junho
Início da 1ª turma: agosto 2011
Local das aulas: Rua Doutor Diogo de Faria, nº 558, Vila Clementino – São Paulo (próximo ao Metrô Santa Cruz)


Fonte

Fonte das Imagens
http://3.bp.blogspot.com
http://www.mscfragrancia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...