sábado, 5 de março de 2011

Resultados de enquete mostram que portadores da Doença de Stargardt acreditam que problemas emocionais e gravidez podem acelerar a perda da visão


Olá amigos,


Nossa enquete sobre o que poderia afetar ou agravar a Doença de Stargardt demonstrou que 40% de nossos leitores acredita que problemas emocionais podem agravar o quadro do paciente com Doença de Stargardt. 

Para 20 dos respondentes a gravidez e/ou amamentação podem ser responsáveis por um crescimento da área afetada pela doença, resultando numa maior perda visual ou na aceleração da mesma.
20% dos pesquisados afirma que outros fatores desconhecidos podem afetar a evolução da doença.


Nenhum dosrespondentes acredita que a alimentação ou outros problemas de saúde podem afetar de forma significativa o curso da síndrome. Já 40% das pessoas que responderam a enquete afirma não saber o que pode afetar a evolução da Doença de Stargardt e, consequentemente, a visão dos portadores.




Isso nos mostra o quanto esta doença ainda é desconhecida, até mesmo, para os portadores. A pesquisa nos revela, ainda, que grande parte dos pacientes associa uma perda mais acentuada da visão a eventos e problemas emocionais vivenciados e à gravidez. Ainda não há estudos que correlacionem tais fatores ao agravamento da doença, entretanto, pelos resultados desta enquete, acredito ser uma linha interessante de pesquisa que poderia ser desenvolvida pelos atuais pesquisadores da Doença de Stargardt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...