quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como enxergamos - Parte 1

COMO FUNCIONA O OLHO HUMANO


O globo ocular é uma esfera com cerca de 2,5 cm de diâmetro e 7 g de peso. Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa primeiramente a córnea, uma película transparente que protege o olho. Chega, então, à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila, batizada popularmente de “menina dos olhos”. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho.

Passada a pupila, a imagem chega a uma lente, o cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.



Essas células fotorreceptoras podem ser classificadas em dois grupos: os cones e os bastonetes. Os bastonetes são os mais exigidos à noites, pois requerem pouca luz para funcionar, mas não conseguem distinguir cores. As células responsáveis pela visão das cores são os cones: uns são sensíveis ao azul, outros ao vermelho e outros ao verde. O mais surpreendente é que a estimulação combinada desses três grupos de cones é capaz de produzir toda a extensa gama de cores que o ser humano enxerga. E a ausência de qualquer um desses tipos resulta numa doença chamada daltonismo, que é a cegueira a determinada cor.


Por enquanto, o daltonismo é um mal sem cura nem prevenção. Os pesquisadores sabem apenas que o problema tem origem genética e atinge principalmente os homens. Na realidade, o funcionamento das células nervosas que compõem a retina e sua conexão com o cérebro ainda são campos nebulosos da oftalmologia. Por isso, doenças que atingem essa região costumam provocar cegueira irreversível.


DICIONÁRIO

CONJUNTIVA: Membrana transparente que reveste a parte anterior do olho e a superfície interior das pálpebras.

CÓRNEA: É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta o foco da imagem no olho.

CORÓIDE: Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasos sangüíneos, ela supre a retina de oxigênio e outros nutrientes.

CRISTALINO: Corpo de células epiteliais transparentes e flexível, que fica atrás de íris, a parte colorida do olho. Funciona como uma lente, cujo formato pode ser ajustado para enfocar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamado acomodação.

ESCLERÓTICA: Camada externa do globo ocular. É a parte branca do olho. Semi-rígida, ela dá ao globo ocular seu formato e protege as camadas internas mais delicadas.

FÓVEA: Porção de cada um dos olhos que permite perceber detalhes dos objetos observados. Localizada no centro da retina (o revestimento do fundo do olho), é muito bem irrigada de sangue. A fóvea é parecida com uma cratera, cujo o centro é preenchido com células cônicas. Estas são receptores que detectam os raios luminosos e as cores.

HUMOR AQUOSO: Líquido que se encontra entre a córnea e o cristalino.

HUMOR VÍTREO: Líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina.

ÍRIS: É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circular ajustável chamada de pupila. A pupila apresenta-se preta porque a maior parte da luz que entra no olho é absorvida e não refletida para fora. Já a cor da íris é determinada pelo número de células de pigmentação (melanócitos).

MÁCULA: Ponto central da retina. É a região que distingue detalhes no meio do campo visual.

MÚSCULOS CILIARES: Ajustam a forma do cristalino. Com o envelhecimento eles perdem sua elasticidade, dificultando a focagem dos objetos próximos e provocando uma deficiência chamada de presbiopia, mais conhecida como vista cansada.

NERVO ÓPTICO: A conexão do olho com o cérebro.

PONTO CEGO: Local em que o nervo óptico, ligado ao cérebro, se junta com a retina. Os vasos sanguíneos que irrigam a retina também deixam o olho a partir dali. O ponto cego tem esse nome pelo fato de não haver células fotossensíveis nessa área da retina.

PUPILA: Localizada no centro do olho, semelhante a um círculo escuro. Controla automaticamente a entrada de luz: dilata-se em ambiente com pouca claridade e estreita-se quando a iluminação é maior. Esses ajustes que a pupila faz, permite com que o ser humano enxergue bem à noite e evitam danos à retina quando a luz é mais forte. Ela também se contrai quando fixamos objetos próximos, e vice-versa, ajudando assim a dar foco à imagem na retina.

RETINA: A camada mais interna do olho. É uma membrana sensível à luz, conectada ao cérebro via nervo óptico. Sua função é receber ondas de luz e convertê-las em impulsos nervosos, que são transformados em percepções visuais. Para realizar esse trabalho, ela conta com dois tipos de receptores visuais, os CONES e os BASTONETES.


O QUE O OLHO HUMANO É CAPAZ DE VER



Embora nós possamos contar com nossos olhos para nos trazer a maior parte das informações do mundo externo, eles não são capazes de revelar tudo. Nós podemos ver apenas objetos que emitam ou sejam iluminados por ondas de luz em nosso alcance de percepção, que representa somente 1/70 de todo o espectro eletromagnético.

O olho humano enxerga radiações luminosas entre 4 mil e 8 mil angströns, unidade de comprimento de onda. Homem e macaco são os únicos mamíferos capazes de enxergar cores.


A SUBJETIVIDADE DAS CORES

Toda cor é uma interpretação que o cérebro faz dos sinais luminosos. Por isso, nunca se saberá ao certo se duas pessoas enxergam uma cor exatamente da mesma maneira. Às vezes, a percepção de uma cor pode ser afetada pelo efeito de contraste.



IMPORTÂNCIA DAS LÁGRIMAS




As lágrimas não são compostas apenas de água. Numa gota pode haver mais de 60 combinações protéicas, além de minerais e substâncias bactericidas, que protegem o olho de infecções. Quando piscamos, as lágrimas banham os olhos, conservando a córnea úmida. O fluido é drenado pelo canto interno do olho para um saco lacrimal e daí para o nariz.


MOVIMENTOS OCULARES



Os movimentos de cada globo ocular são controlados por seis músculos, que vêm do fundo da órbita ocular e se liga a superfície externa do globo. Com a contração e o relaxamento deles, você pode seguir um objeto que se desloca e explorar um campo de visão. Cada movimento exige um trabalho coordenado dos seis músculos, embora em cada caso haja "motores primários" que cumprem um papel mais importante.


Nos próximos posts vou mostrar a diferença de visão entre pessoas normais e com baixa visão!

beijocas

2 comentários:

  1. DOLORES,

    espetacular esta postagem.

    E tenho algo para lhe dizer.

    Acabei de ler um livro:

    A LINGUAGEM DE DEUS de Francis S Collins, Diretor do Projeto Genoma à nível mundial, pela ONU.

    Neste livro DOLORES, ele diz que , enquanto médico e cientista,estudou o olho humano e viu todas as suas nuances e possibilidades - e isto está no livro - ele que era ateu, passou a acreditar em DEUS.

    Diz que é impossivel, o olho humano ter sido uma geração expontânea da Teoria Evolucionista, a qual ele não condena .

    O livro é espetacular.

    E obrigado pela aula sobre a matéria.

    DOLORES , também sou carioca e escrevo crônicas de humor, tenho três blogs e pode ficar tranquila que você não ira encontar pornografia, nem palavras que possam ferir sua dignidade.

    Portanto ,espero, você por lá e até por email -no meu blog tem -conversarmos mais sobre o tema.

    DOLORES, um carinhoso abraço carioca.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo,

    Fico feliz que tenha gostado do blog Stargardt Brasil! Ainda está em construção, mas acho que já pode ajudar alguém! Divulgar, conversar e debater são as melhores formas de disseminar a informação e o conhecimento. Tenho muitos amigos na comunidade que criei no orkut sobre a Doença de Stargardt que, até conhecerem a comunidade, não tinham qualquer informação mais concreta sobre a doença, seus efeitos, estudos em andamento, etc.
    Conto com vc para espalhar por aí!
    E conte comigo para divulgar seu blog tb! Pode me aguardar que estarei lá em breve, comentando, divulgando e adicionando como favorito para que outros possam conhecer tb!
    Seja bem vindo! Participe, deixe seus comentários, dicas e informações!

    beijocas

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...