sábado, 10 de abril de 2010

Lição de Vida

Marla Runyan – A Primeira Invisual nas Olimpíadas


UMA LIÇÃO DE VIDA, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE!

É uma veterana dos Jogos Paralímpicos. Mas a cegueira que lhe foi diagnosticada aos 9 anos não a inferioriza perante as grandes estrelas do atletismo mundial... Não fosse ela Marla Runyan, a primeira atleta invisual a participar nos Jogos Olímpicos e uma das sensações de Sydney 2000!


Uma Atleta com Visão

Nascida na Califórnia há 31 anos, Marla sofre da doença de Stargardt, uma degeneração na retina, que apenas lhe permite uma visão periférica e a percepção de silhuetas desfiguradas.

Aos 9 anos a incapacidade visual impossibilitou-a de jogar futebol. Quando deixou de ver a bola voltou-se para as pistas de atletismo, onde encontrou a sua vocação: “na vida, correr é algo que consigo fazer com independência e bem “.

E, de facto, os resultados falam por si: ganhou todos os campeonatos para pessoas com incapacidade física em que participou e, entre inúmeras teças e medalhas, foi campeã pan-americana do Heptatlo em 1999.

Em Sacramento, durante as provas de apuramento para Sydney, conseguiu alcançar o terceiro lugar na final feminina dos 1500 metros… E estava lesionada!

Força de Viver

Milagre para uns, inigualável vontade de viver para outros, a verdade é que Marla tem “uma força na pista que não sente em mais lado nenhum”. Só tem certeza do chão que pisa, o resto “tudo é uma névoa”. Por isso, é cautelosa, pois “é difícil perceber a que distância está das restantes atletas”.

Para minimizar dificuldades, tem um truque: “ouvir a respiração de quem está perto” e o resto são medalhas e uma extrema alegria de viver.
Por todas as razões e mais alguma, Marla prefere falar mais de desporto do que sobre cegueira: “nunca disse que desejava ser a primeira corredora invisual dos Jogos Olímpicos. Apenas quero ser uma atleta olímpica. A cegueira não é um handicap e se recuperasse a visão não correria mais nem menos”…

Seria bom ver a chegada à meta. Mas a sensação a alcançar com bons resultados ultrapassa qualquer barreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...